Thursday, March 15, 2007

Venus Contra-Ataca


AINDA SOBRE MULHERES...

Por Camila Canali Doval

Ser mulher é bom todos os dias, exceto nos de menstruação. Contando com o prazo da tpm, então, ser mulher é bom praticamente 15 dias por mês. Ei, não desanime assim, logo de cara! Afinal, uma parcela de 50% não é tão pouco quanto parece. É metade e, conforme a sua fome, a sua sede, a sua necessidade, metade já está mais do que bom.Quer dizer, estaria mais do que bom SE nós não fôssemos mulheres. E mulheres, como todos sabem, sempre querem mais. Mal feminino?

Não. Mal do ser humano, levemente potencializado na mulher, é claro. Mas não sejamos tão hipócritas: é realmente difícil conformar-se com metade quando, em teoria, poderíamos ter tudo. Poderíamos saciar toda a fome. Poderíamos matar toda a sede. Poderíamos suprir todas as necessidades - até as desnecessárias. Desta forma, como contentar-se com metade, se a utópica ilusão de um dia ter 100% de satisfação garantida - all the time - não nos abandona?(E não é preciso nem vir com o papo de que mulher tem a dádiva de poder dar à luz.

Isso fica no meio, delimitando a parte boa da parte ruim. Ser mãe pode ser maravilhoso e pode ser uma desgraça. Sem ilusões, por favor. Todos sabem que existem diversas maneiras de fazer um filho).Ser mulher é bom e é ruim. Quer ver?Ser mulher é ruim quando o pneu fura e todos passam buzinando e dizendo gracinhas, mas ninguém pára para ajudar. Ser mulher é ruim quando a prova para líder do Big Brother é de resistência e seus concorrentes são caubóis e administradores sarados.

Ser mulher é ruim quando você tem tudo para ser a diretora da repartição, mas o dono da empresa é um machista filho da mãe (culpa da própria?). Ser mulher é ruim quando você pede para a sua filha lavar a louça para você enquanto o filhão está jogando video-game (como se fosse trabalho de menina - e não de menino, como se a louça fosse sua - e não da família inteira). Ser mulher é ruim quando você se flagra repetindo pequenas atitudes machistas que sua mãe copiou da sua vó, as quais fizeram com que você achasse que não tem direito a certas coisas. Ser mulher é ruim quando você estuda, trabalha, preocupa-se com corpo e mente, com saúde e espírito e tudo o que você vê na televisão e nas capas de revistas são bundas e bundas e bundas.

Ser mulher é ruim quando você não tem outra coisa para exibir senão uma bunda. Ser mulher é ruim quando você é confundida com as bundas que existem por aí e parece que você também não quer outra coisa para a sua vida. Ser mulher é ruim quando você percebe que outras mulheres é que rebaixam o gênero. Ser mulher é ruim quando um homem passa dos limites, abusa, usa a força, e você só tem força para chorar. Ser mulher é ruim quando um homem humilha você sexualmente, moralmente, humanamente. Ser mulher é ruim quando você se vê mãe e sozinha, sem um pai-marido-amigo para compartilhar. Ser mulher é ruim quando a sua condição de mulher é usada contra você.Na outra metade, ser mulher é bom porque há na mulher algo a mais. Há na mulher um ventre, útero, ovários, trompas, há na mulher um ciclo. Há na mulher algo que precisamos carregar, defender, proteger. Há na mulher algo a ser cuidado que nos torna as mais masculinas dos homens. Não há mistérios, não há segredos na mulher.

Não somos cavernas escuras e profundas a serem desvendadas. O que carregamos é simplesmente o sentido de tudo. E ele é tão óbvio. Ser mulher é bom quando um homem entende isso. Ele não precisa entender porque choramos, porque gritamos, porque somos insatisfeitas, porque somos culpadas, loucas, tristes, felizes, incompreensíveis. Ele só precisa entender o que somos. Ele só precisa abraçar o que somos. Ele só precisa querer o que somos do jeito que somos.

Mulheres. Porém, acima de tudo, ser mulher é bom quando nós mulheres conseguimos gostar do que somos. Não é fácil ser mulher. Nem sempre é bom ser mulher. Mas só uma mulher pode entender realmente o que isto significa. Só uma mulher pode descobrir do que uma mulher é capaz, o que ela pode aceitar, em qual guerra ela deve lutar, qual o momento de se render. Se uma mulher não escuta, sente, aceita a si mesma... Quem mais poderia fazê-lo?Ser mulher é bom, sim, e, se pensarmos com calma - e fora da tpm - talvez não seja em apenas 50% do tempo.

Talvez seja 75%. 92%. Talvez seja no tempo exato em que permitimos que o amor-próprio apareça e prevaleça.

1 comment:

Anonymous said...

Puxa vida, esta leitura me deixou com vontade de ser mulher...na próxima encarnação, seus engraçadinhos

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net