Friday, March 30, 2007

Coluna do Jens

Catiripapos

Depois de um final de semana tumultuado, em que decidi manter-me incomunicável no recesso do lar a fim de meditar sobre os mistérios da existência (é mentira que estivesse escondendo-me de credores impacientes; e é menos verdade ainda que estou fugindo de um processo de reconhecimento de paternidade – são intrigas espalhadas por meus inimigos), na segunda-feira, após certificar-me de que nenhuma figura estranha rondava minha morada, senti tranqüilidade para retomar minhas tarefas cotidianas.
Liguei o computador, abri a caixa de email e lá estva o recado de RF, o editor satânico: “lembro que o fechamento do próximo número da RC é no dia 27”.
Ora, ora, ora...E eu sequer sabia que estava escalado para a próxima edição. Talvez ele houvesse me comunicado e eu tivesse deixado a mensagem passar despercebida. A pauta, qual seria a pauta? Vasculhei o email. Nada.
Como era dia 26 de março e tinha menos de 24 horas para escrever, não existia motivo para pânico.Isso em circunstâncias normais. Porém, em razão de excessos etílicos, verbais e emocionais vividos nos últimos dias, meu cérebro era um deserto de idéias. Não poderia voltar a falar mal do Marconi Leal, apesar do alto índice de leitura da crônica anterior (afinal, quem não gosta de gossips sobre os famosos?).
***
Em busca de auxílio, dirigi-me ao Bar do Nereu, reconhecidamente um reduto fértil em idéias inovadoras. Ciente da minha situação aflitiva, os colegas imediatamente prontificaram-se a ajudar, não sem antes dirigirem pesados epítetos à figura do editor da RC, em virtude do tempo exíguo para a elaboração da matéria.
Caloca, intelectual orgânico assumido, eternamente desempregado por, segundo sua avaliação, não encontrar uma ocupação digna do seu vasto conhecimento (de preferência cinco horas de labuta por dia e salário mensal na casa dos quatro dígitos, sendo que primeiro deve ser maior do que quatro), foi quem deu a idéia:
- Escreve sobre o presidente. Baixa o cacete no homem que manda no Brasil, vituperou ele, tomando o último gole da batida de coco que uma alma gentil, que sempre as há, colocara à sua disposição.
O pessoal não gostou muito. O presidente Lula ainda goza de grande conceito entre a freguesia, apesar dos seus novos “amigos de infância” (Collor, Geddel, Temer e Miguel Jorge, o homem dos banqueiros e dos Mesquita).
- Porra, no Lula não!, reclamou o Jorjão, quebra-galho, faz-tudo e contumaz barranqueador de éguas.
- Não é o Lula, imbecil, esclareceu o intelectual, sempre gentil e atencioso. Tô falando do Meirelles, o chefão.
- Quem?, indagou o Agenor, o garçom, abrindo mais uma Polar.
- O presidente do Banco Central, o Henrique Meirelles.
Interessado, pedi mais explicações - acompanhadas de mais uma batida de coco.
- É o seguinte, iniciou o Caloca: logo que assumiu, apareceram umas denúncias contra o Meirelles, lembram? O que o Lula fez? Deu-lhe status de ministro e os processos contra o cara desapareceram magicamente. Desde então, às vésperas de cada reunião do Copom (Conselho de Política Monetária, suas antas!) o Lula e o ministro da Fazenda dão declarações dizendo que os juros devem baixar com mais rapidez. E o que faz o Meirelles? Diminui apenas 0,25 pontos por puro desaforo. Só pra mostrar quem é que manda. E o que acontece? Nada.
- É, ninguém tem coragem de peitar o cara, concordou o Jorjão.
- É isso aí. Parece que se borram de medo do cara. Porra, se sou o Lula, chamo ele de cantinho lasco: e aí meu chapa, vai baixar essa porra ou não vai? Se ele disser que não, não quero nem saber, taco-lhe um catiripapo na orelha. Como não vai baixar, ô meu? Quem manda nessa porra sou eu! E dá-lhe catiripapo. Quero ver se não baixava. Em último caso, demissão sumária.
O bar inteiro aprovou a política de catiripapos preconizada pelo Caloca.
- Com essa cambada, só a relhaço, defendeu um gaúcho pilchado que havia se incorporado ao grupo.
Caloca voltou ao ataque:
- É esse negócio é muito esquisito. Tem treta aí. Afinal, quem manda no Meirelles? O Lula é que não é.
A pergunta ficou reverberando no ar enfumaçado do bar. Afinal quem manda no Meirelles?
Senti que o meu artigo já estava definido. Mais uma vez escapei pela tangente. Relativamente tranqüilo, pedi uma Polar. Foi quando o Jorjão, disse o que todos estavam pensando:
- O Bush, só pode ser o Bush.
O Caloca exasperou-se:
- FDP! Este é outro que tem que levar um catiripapo na orelha. Agenor, outra! - ordenou o irado intelectual. O garçom pensou em objetar que ele não tinha crédito na casa e nenhuma boa alma havia se oferecido para lhe pagar mais uma rodada. Porém, diante o olhar furibundo do freguês achou melhor não discutir.
O Meirelles que se cuide.
E o Bush também.

7 comments:

Jean Scharlau said...

Cara! Tem uns editores aí em Nuiorque, Miame, que fazem mal a seus escritores, sabiam? O escritor, depois de um tempo fechado na sala de redação com o editor, convocado pelo próprio, sai mancando da coxa esquerda e lamentando baixinho: "ele me fez mal...". Eu nunca fui a Nuiorque, mas já vi uns filmes de imprensa e sacanagem, entendem?

Mas com o Roy, não. O Roy é um editor gente fina - olha como depois das reuniões o Jens tem melhorado o texto a cada edição (embora o achássemos o máximo desde o princípio). O Jens deve sair desenvolto e fagueiro dessas reuniões, gritando a quem queira ouvir: - o Roy me faz bem! O Roy me faz bem!

Bom... Em favor das reputações e com um alto sentido de auto-preservação, devo alertar os leitores que as referidas reuniões, seus efeitos, bem como minhas observações, são todas virtualíssimas, portanto virtuosíssimas e que não há pecado abaixo da linha do equador que possa ser cometido com quem está pra lá pra riba da tal linha, ainda que nenhum dos dois seja do tipo que anda na linha. Chega, falei demais.

Anonymous said...

Pow, a gente pode criar uma comuna no orkut: " O Roy me faz bem!"...

Risos...

Jens, mesmo sem tema definido, tu és o cara...

beijocas

o refúgio said...

Texto maravilhoso! Voltaste com tudo, hein? Beijo grande.

Claudinha said...

Eu acho que a política de catiripapo tb deve ser aplicada... ao Lula!
"Que negócio é esse de ter medo dos milicos?"
"Quem é o comandante em chefe desta p****?"
E dê-lhe catiripapo nas orelhas do presidente pelo povo que votou nele.
É isso aí, Jens, inspirando almas indignadas... risos

Anonymous said...

Eu não entro nessa comunidade proposta pela Priscila, não. "Roy me fez bem"? Sei não...

Jens, estou propondo um Fórum de Debates entre os intelectuais do Bar do Nereu e os intelectuais do Bar do Dinei, taverna que freqüento aqui em BH, para juntos orientarmos o governo. O que achas da idéia?

Anonymous said...

Fechado Halem. O pessoal aqui ficou asanhado. Os treinamentos já tiveram início - nos dois sentidos: exercício de idéias e o levantamento de copo.
O RF ou o COR (também conhecido por Jiló) poderiam ser os mediadores. Tenho certeza que não vai ser um encontro pacífico. A turma aqui tem um conceito peculiar de democracia: discutimos tudo, mas no final a proposta vencedora tem que ser a nossa... caso contrário fazemos biquinho e não brincamos mais.
Um abraço.
PS: a Marisinha, nossa musa, adorou a idéia (conhecer gente nova, em especial do sexo masculino, é com ela mesmo.

Anonymous said...

Assanhado, porra. (mais um revisor demitido).

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net