Friday, March 30, 2007

Eles Dizem, Nós dizemos

Extraído de matéria do jornal O Globo Online, 26/03/2007.

Eles dizem:
“As mais de 2,200 pessoas presas na inédita megaoperação nacional das polícias civis de 24 estados e do Distrito Federal, na sexta feira passada, representam uma ínfima parte da multidão de foragidos da Justiça em todo o país.”

Nós dizemos:
Especialmente da multidão de foragidos nas prefeituras, palácios do governo e do planalto.

Eles Dizem:
“Mais de meio milhão de brasileiros têm que prestar contas à Justiça por crimes como seqüestros, assaltos, assassinatos e corrupção, entre outros.”

Nós Dizemos:
Quem realmente precisa prestar contas é praticamente autorizado a não prestá-las, e a imprensa é impedida por interesses paralelos a instigar mais sérias as invenstigações. Poderia o meio milhão ter sua raíz nas contas que não são sequer cobradas?

Eles Dizem:
“Com 550 mil foragidos … os governos federal e estadual teriam que mais que dobrar as vagas do sistema penitenciário…”

Nós Dizemos:
Sim, claro, porque a solução eficaz, como o aumento das vagas penitenciárias para abrigar pobres (principalmente pobres negros) e pessoas que apenas reagem à violência das faltas (falta de abrigo, falta de infra-estrutura, falta de saneamento básico, trabalho e salário dignos, e especialmente falta de educação, partindo da falta de vergonha na cara de nossos representantes políticos). Solução tão eficaz, que desde que vem sendo usada, não só que não solucionou, como apenas testemunhou o aumento da criminalidade urbana.

Eles Dizem:
De Tarso Genro, auxiliar do ministro da Justiça: “É por isso que nossas leis de combate à violência que estão sendo discutidas no Congresso Nacional podem não ter muito impacto sobre a realidade. Não adianta só prender. São necessárias iniciativas em outras áreas, como educação, saúde e trabalho.”

Nós Dizemos:
Auxilie ao Ministro da Justiça, então, seu Tarson, ou meu Genro, mas também aconselhe aos seus que deixem de roubar e lucrar tanto com falsas especulações, nossos funcionários públicos nobres. Ou será que o “não adianta só prender” refere-se ao pessoal investigado pela CPI do apagão aéreo?

Eles Dizem:
“O diretor do Depen, Mauricio Kuehne, soube que o número de mandados de prisão não cumpridos era superior a meio milhão numa recente conversa com o secretário naciona de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.”

Nós Dizemos:
Ou eles precisam começar a conversar com mais frequência, ou pelo menos começar a falar sobre o Brasil, porque numa recente conversa há quase três décadas, quando eu nasci, já me avisaram que o surreal estava prestes a se tornar realidade.

Eles Dizem:
“Esta é a PRIMEIRA VEZ QUE UM ÓRGÃO DO GOVERNO FAZ UM MAPEAMENTO COM BASE EM NÚMEROS REAIS, e não apenas em projeções parciais sobre o assunto.”

Nós Dizemos:
E há de se espantar que a coisa tenha apenas caminhado para trás? Algum dia também compreenderão o quanto é mais importante que a Justiça tenha introspecção e raciocínio objetivo do que se espantar, posteriormente, pelo número criado pela grande negligência.

A mídia parece cobrar mais da Justiça à contenção da impunidade, mas raramente ataca a quem primordialmente precisa ser atacado.

2 comments:

Anonymous said...

Não consegui abrir o link do Fundeb.
o que houve?

Anonymous said...

Estou ficando borrado com a sanha punitiva que assola o meu amado solo pátrio.
500 mil devem à Justiça?
Vai que eu tô no meio e não sei. Aqui tudo é possível, como bem sabe Joseph K.
Por via das dúvidas, aviso às autoridades: tenho curso superior e, como tal, quero prisão especial com direito à net (inclusive os canais pornôs) e acesso ilimitado à internet com banda larga. Lei é lei.

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net