Tuesday, September 26, 2006

Venus Contra-Ataca

Dor e Sede

Por Adriana Oliveira

Há muito tempo eu pensei, ser mulher é dor e sede... Frase antiga, meio dramática, meio melancólica, e de vez em quando ainda é um pensamento legítimo, infelizmente. Estando debruçada na questão feminina por afinidade e súbita determinação, tentei chegar a um entendimento do que é essa mulher diante detantas mudanças, há quem chame conquistas, de forma hipócrita e vingativa.

Exercer papéis que se alternam ao longo do dia, que escravizam e subjugam ainda, talvez mais. Uma colunista gosta de se dizer Amélia num dia e sadomasoquista dois dias depois, convicta de estar superando suas ascendentes em todos os aspectos e se realizando plenamente. O que não menciona é seu prozac matutino eo ansiolítico da noite, suas crescentes despesas com botox, silicone e maquiagem. Anfetamina e lingerie, crises de choro, ao ver a filha escondendo comida, e padecendo frio e fome para ser um modelo de mulher que a mídia vende adolescentes carentes e deslocadas, nesse terceiro milênio em que não sabem ondese estabelecer.

As realidades femininas são muitas, na China continuam mutilando os pés das meninas para torná-las valiosas no matrimônio ou na prostituição, aleijadas, quando sobrevivem à gangrena e aos maus tratos familiares. Na África ainda mutilam as meninas retirando-lhes os clitóris, e criou-se agora um novo mito,que a cura para a AIDS é fazer sexo com uma menina virgem, daí...

No Brasil oíndice de prostituição infantil é escandaloso e a falta de informação torna agravidez na adolescência um fenômeno cada dia mais atual, que só não perde para a prostituição da classe média alta, cujo ícone de sucesso é uma certa Bruna Surfistinha. Não sei dizer das mazelas que sofrem as pobres mulheres mulçumanas,ocultas por panos e lenços ou nos cômodos incômodos da casa, perdendo seus filhos e irmãos, sua história e seu futuro.


Eu tentei dizer que nesse universo do caleidoscópio macabro, onde o feminino do terceiro milênio se situa, ainda há muito por fazer, e muitos mitos a vencer para atingir uma liberdade verdadeira, que não se limite às fotografias dos álbuns e revistas, fotologs etcétera. Mas uma atitude que permita a mulher umverdadeiro espaço, além das exigências estéticas, profissionais e familiares,que superam em muito a possibilidade de uma realização legítima.

Sem anestesia, com sua palavra, sem maquiagem nem idealização.


Para Debater, escreva a ADMIN@REACAOCULTURAL.COM respondendo as perguntas abaixo:

O avanço social tem incluído a mulher como desejado?
O que devemos fazer para integrarmos melhor os sexos?

No comments:

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net