Tuesday, September 26, 2006

Prof Toni


A despolitização da política

Cá estamos às portas de mais uma eleição presidencial, no próximo dia 01/10 Assim ficaremos mal acostumados, acho que nunca votamos tanto para presidente sem a interrupção de um golpe!
Eu empaquei! Não voto mais enquanto o voto for obrigatório!
Absurdo! Quem sabe quais são os outros países onde os legisladores dementes empurraram tal medida goela abaixo do eleitorado?

Também precisamos de uma reforma política urgente, com financiamento público de campanha, fidelidade partidária, voto distrital misto etc.
Embora as regras estejam já estabelecidas, existe um cheiro de golpe no ar, golpe contra a vontade popular.

Nestas eleições os golpistas não portam armas, nem andam a cavalo ou em tanques, eles usam laptops, Word, celular banda larga e alguns até mesmo terno e gravata. Estão amontoados nas redações dos jornais, rádios, TVs e portais da internet, sob as botas dos patrões é claro!
São ajudados por nobres jurisconsultos, magistrados e distintos integrantes da oposição que, sabedores da derrota nas urnas, tentam escavar alternativas para chegar ao poder.

Enquanto isso os partidos políticos, ou arremedos disso, disputam o eleitor por meio do horário eleitoral gratuito, um método que duvida da inteligência do cidadão, que não educa, prioriza o marquetingue político em detrimento das idéias.

O PT, que ajudou a eleger Lula em 2002, esfumaça-se em trapalhadas, escândalos e incompetências jurássicas; PSDB vestiu a carapuça da direita conservadora, OPUS DEI na veia, com o picolé de chuchu como legítimo representante da elite jeca que comanda esses terreiros, óbvio de braços dados com os grandes oligarcas do PFL; os outros partidos que apresentaram candidatos presidenciais são meros figurantes.

No tocante aos governadores das unidades da federação a toada é a mesma. Dentre os maiores estados só o bravo Rio Grande do Sul levará a eleição para governador ao 2º turno, nos outros, como São Paulo, José Serra (PSDB) ganha com tranqüilidade e em Minas Gerais a reeleição de Aécio Neves (PSDB) caminha para uma goleada histórica na oposição.

Do legislativo é bom nem falar. Uma empulhação!


Antonio Carlos da Silva

Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Docente desde 1993, é professor do CPV Vestibulares desde 2004. É autor do Material Didático de Atualidades para as turmas de Pré-Vestibular do CPV. Foi consultor do Portal Klickeducação.Atuou junto ao Núcleo de Educação de Adultos da Faculdade de Educação da USP, elaborando material didático para os professores, lecionando para o Grupo de Alfabetização Solidária e prestando assessoria para Prefeituras e ONGs.

Para Debater, escreva a ADMIN@REACAOCULTURAL.COM respondendo as perguntas abaixo:

O que acha do governo do presidente atual?
Um segundo mandato faria bem ao país?
O que você espera para o Brasil, politicamente, para os próximos quatro anos?
O que o povo poderia fazer para melhorar?

No comments:

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net