Thursday, May 17, 2007

Filosofia do Direito



Sobre entrevista do novo titular da Secretaria de Ação de Longo Prazo

É minha segunda participação neste periódico eletrônico e fico extremante satisfeito por fazer parte desta equipe. Despertaram-me certas reflexões a leitura de uma entrevista do senhor Roberto Mangabeira Unger na Folha de S. Paulo do último dia 7 de maio (Brasil - A16).
Algumas críticas contundentes podem ser apresentadas ao filósofo. Mas antes disto, cabem algumas observações gerais. Em primeiro lugar, não seria justo resumir todas suas idéias a uma única folha de jornal. Ainda, como se trata de uma entrevista, com perguntas e respostas bastante pontuais e concisas, não se sabe ao certo qual efetivamente fora a intenção do filósofo.
Todavia, concentrando-se num aspecto geral da entrevista, percebe-se uma certa pragmaticidade do nosso novo ministro. De crítico feroz do governo - com ataques agudos até mesmo a pessoa do presidente da República, homem “avesso ao trabalho e a estudo” pelo que consta - nosso filósofo chega a ministro. Pelas minhas contas, deve se tratar do trigésimo ministro, numa escala crescente de ministérios e secretarias com “status” de ministérios.
E interessante a proposta de sua secretaria/ministério: a “tarefa de pensar o futuro se traduz no debate de propostas concretas”. Assim, a Secretaria de Ação de Longo Prazo procura canalizar o que deveria estar disperso no ar. Ação a longo prazo é (ou deveria ser) meta de qualquer ação governamental. Ação a longo prazo é o que, sem criar um discurso empresarial, eu procuro aconselhar aos poucos que me pedem conselhos: faça a faculdade, estude para o vestibular, tenha um emprego, planeje seu futuro, “aja a longo prazo”... O que muito desanima é a lentidão com que as esquerdas brasileiras tomam consciência de que o partido do atual governo assumiu em definitivo um discurso e gestão conservadores...
Por fim, cabe notar que o nosso filósofo Roberto Magabeira Unger é um dos fundadores e vice-presidente do Partido Republicano Brasileiro. É o mesmo partido do Vice-Presidente da República, José Alencar, e novamente uma criação de ministério faz entender muito mais uma acomodação de interesses.
É um triste país este...

Aristóteles da Silva

2 comments:

Anonymous said...

Triste não é o país e o povo, mas sim seus governantes. Lula tinha tudo para chutar o balde e inverter a equação onde os poucos quem têm muito ganham mais e muitos que pouco têm com menos ficam. Fez algumas mudanças cosméticas, é verdade, mas o essencial permanece o mesmo (que o digam os banqueiros). Parece que o presidente quer mostrar à elite que sabe jogar o jogo dela com a mesma (ou mais) eficiência - "vejam, sou pobre mas sou limpinho".
Acreditei muito, acredito bem, bem menos, quase nada. Acho que a minha geração falhou. O pior é que as alternativas Psol e PSTU não me parecem viáveis. Por enquanto estamos condenados a mais do mesmo. Até os sem-terra explodirem de vez.

Meneau (o insuportável) said...

Bem, coerência não parece ser uma das maiores virtudes de Mangabeira Unger. Ele já foi Brizolista, Cirista (foi guru de Ciro Gomes), fora o "flerte" com Collor de Melo.

Agora acho que está no lugar certo: como observou ironicamente o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), quem sabe numa Secretaria de Ações de Longo Prazo, o Mangabeira reaprenda a falar o português...

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net