Thursday, May 17, 2007

Editorial Quinzena 17 – 17 de Maio a 01 de Junho






As boas novas, o evangelho segundo o Reação, é que o “site provisório” deixará mais breve do que esperava secretamente, mas com atraso em comparação ao que esperava abertamente, de ser provisório. Esperem que me explico de-va-ga-ri-nho. Conseguimos uma companhia bacana através de nosso chargista e animador oficial Bruno Venâncio, e assim que selarmos o contrato detalhamos tudo que precisar ser detalhado. O fato é que ainda esse ano, em um ou dois meses, teremos o sítio oficial do R.C.

Continuamos explorando o que podemos explorar, mas ainda não conseguimos engajar os leitores (mais de 2,000 mensais) nos debates (que se debatem ‘net a fora) e poucos realmente comentam ao público, muitos mandam e-mails privados a mim ou aos colunistas, e talvez isso ainda se deva a nossa aparência tímida e um tanto confusa. A vantagem do marketting, que nunca foi minha praia, é que com certos jeitinhos vendemos gelo ao esquimó e areia ao beduíno. Vamos ver se a companhia que arrumará nossa casa, literalmente, conseguirá nos ajudar nesse aspecto.

Foi uma quinzena interessante para meu mundo, para variar, nesses tempos interessantes. Bush conseguiu vetar a campanha do partido Democrata contra o curso atual no Iraque, e o mundo não melhorou de ontem para hoje. Talvez, o tratado que Nancy Pelosi, lider do Congresso do país que me acolhe, exigindo que 4 países (por enquanto) sigam as regras humanitárias das Nações Unidas com seus empregados afins de conduzir negócios com os EUA seja um avanço, mas a maioria de nossas roupas vem da Tailândia ou, ainda pior, da China. Caminhamos a passos curtos, mas caminhamos. Damos passos para trás, mas caminhamos para frente quando temos a oportunidade.

A última nova de minha terra é uma neblina sinistra que nos sonda desde meados da semana passada. Sexta Feira olhei diretamente para o sol e não fiquei cego, já que se escondia atrás de uma fumaça espessa, vinda diretamente das queimadas e incêncidos que circulam toda a extenção da Florida. Descendo da Georgia, atingindo pontos estratégios ao largo da costa, o fogaréu se espalhou pelo mangue sulenho e nem 30% de seu poder está contido. Os céus ainda permanecem nublados, habitualmente azuis e agora escuros, não pelas trovoadas, mas pela fumaça. Tormentas, tornados e tempestades elétricas assustam a população estadunidense. Os estados que mais votam pelos Republicanos, o partido do senhor Bush, votam contra o próprio interesse. Uma cidadezinha no Alabama simplesmente desapareceu do mapa por uma sequência de furor natural, mas o exército se encontra no Iraque, no Afeganistão e em outras poucas regiões, exausto e sob constantes ataques. O maquinário que podia ser usado para limpar as ruas da cidade agora fantasma, como também ocorreu com New Orleans, encotra-se no Iraque, geralmente usado para demolir indesejadas propriedades.

Toda história tem seus vilões, mas os nossos são muitos. Temos mais tiranos do que pacifistas em nossa lista. Colocar a Bush entre os tiranos não seria absurdo, e a maioria do planeta o pensa assim. Alguém que tiraniza o próprio país e o mundo em medidas semelhantes; que mesmo sem puxar nenhum gatilho tem tanto sangue em suas mãos; que come e bebe do bom e do melhor enquanto seus cidadãos passam cada vez maiores necessidades, não pode ser tão diferente de nenhum outro lider sociopata que a humanidade já testemunhou.

Até quando tolerarão meus compatriotas gringos a presença do que não só não nos interessa, como mais nos prejudica, na Casa Branca? Não sei, mas a cada novo dia, a cada nova página, a cada novo pensamento entendo que se há alguma cura a toda essa loucura, a cultura é esse antídoto. Reagir por intermédio de idéias, perspectivas e pensamentos faz-se cada dia mais necessário.

As culturas sempre reagem, mas por algum motivo ainda incógnito, demoram a reagir juntas. As culturas reagem… Reaja você também!

Roy Frenkiel
O Editor que precisa de Editor
admin@reacaocultural.com

4 comments:

Anonymous said...

O Reação Cultural vai mudar... pra melhor, muito melhor. E eu prometo mudar também... rs, também pra melhor. Por exemplo, mandando meus textos com regularidade, desafio que assumo para o meu réveillon pessoal, que também está chegando. Também quero participar mais como membro dessa coletividade que é o Reação, mas isso - mais que uma promessa - é também um convite aos colegas das letras que aqui também se manifestam, né? Ao editor que não edita, meu compromisso, minha solidadiedade, minha colaboração e muito mais e tal e coisa... Abração pra todos!

Anonymous said...

A Reação Cultural (é uma revista, né?) vai mudar? Longa vida à Reação!
Arriba, RF. Eia, sus, pro alto e avante!

AB said...

História arrepiante, ROY. E comovente..

Anonymous said...

Lembremos o saudoso e genial Chico Science: "E com UM passo eu já não estou no mesmo lugar".
Devagar e sempre, "sobrinho".
Baita abraço
meu

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net