Tuesday, December 26, 2006

Luciano Piccazio


Eternamente Moleque (ou texto para um reveillon)

Por Luciano Piccazio, blogue ArteFree

Às vezes parece que todos os meus anos são iguais. A vida, por muito tempo pensei assim, é cíclica. Quando leio meus poemas de quando tinha quatorze anos enxergo os mesmos problemas de hoje. Parece que serão os mesmos problemas sempre.

Nós temos o grave defeito: difícil mudar. Mais difícil pelo fato de sabermos disso. Parece que as grandes mudanças de nossa vida se revelam, ao final, superficiais. E os defeitos voltam à ribalta,

hora ou outra.

Fantástico é perceber quando realmente conseguimos fazer alguma revolução na vida, algo que possa ser escrito e dito. Contado para os netos, como se diz por aí.

Sempre tive na minha vida isso: quando morrer, vão me colocar numa salinha pequena com uma televisão quatorze polegadas e um videocassete velho. Nela, um homem vai por uma fita com a gravação de toda a minha vida. Desde o começo. Minha idéia é: quero fazer deste filme o mais divertido para assistir. Que minha história não se resuma a quartos e pensamentos fúteis. Sair por aí e ver o que tem de bom pra experimentar.

Quanto mais a gente se joga nas coisas que sabemos que nos deixam felizes, quanto mais saímos do útero materno para tentar viver, mais nos vemos como reflexo de tudo aquilo que repudiamos. Algum tempo que passei fora de casa me fizeram pensar que sou o cara mais reacionário do mundo. Essa coisa de querer namorar, casar, ter filhos.

Cada um tem seus sonhos e idealizações, que normalmente vêm à tona quando é ano novo. Tempo de fazer o balanço geral do que aconteceu e pensar no ano que seguirá. Os mesmos planos, com a mesma data: começar segunda-feira.

Mudar é um dos maiores prazeres que há. Descobrir que conseguiu vencer defeitos que aporrinharam a mente durante anos. Descobrir que dá pra fazer muito mais coisas do que tempos atrás.

Mas algumas coisas ficam pra sempre. Lutei contra minha timidez e posso dizer que venci. Venci para ficar com algumas meninas bonitas da faculdade, uma ou duas amigas de infância.

Mas quando vi uma menina que realmente valia a pena, parece que todo meu mundo voltou aos meus quatorze anos. Minha mão suando, não sabia falar nada. Nada. Tirei no violão algumas músicas para falar por mim, mas foi só isso.

Tempos atrás, quando quis deixar de ser aquele menino tímido que só escrevia poesias, deixei de lado tudo que movia o sentimento que tinha, e a intenção que colocava nos relacionamentos. É fácil pensar: se você não se importar tanto, não tem porque ficar nervoso ao chegar numa garota.

A diferença é que aquela menina bonita faz minhas pernas tremerem. Bem ao estilo Mário Quintana. De repente, não vi mais nada.

Acho que neste ano que segue vou desistir de tentar mascarar o que achava que era um defeito, mas na verdade era uma característica. Nesse ano novo, vou apenas não pensar em nada, e ver no que dá. Até porque já não tenho muita escolha.

Segue um trechinho de uma das músicas que eu tirei, do Leoni. Por mais batida que seja, reflete bem o que é o pensamento masculino. Mulheres, atenção! Se quiserem saber do que é feito um homem, prestem atenção à letra. Beijos e abraços a todos.

" Garotos como eu
Sempre tão espertos
Perto de uma mulher
São só garotos"

www.artefree.blogspot.com

2 comments:

Anonymous said...

Menira, mentira e meeentira...
vc sabe né meu garoto que vc não vai falar que agora é sempre verdade, não é sempre realidade. É sempre e realidade e não, principalmente é sempre um ultimo beijo para todos...
Como vc acaba de dizer para todos...
"sooo kiss me, em smile for me...!!!"
Isso que importa para mim...sua alegira, pq como dizia o velho chines chung tus caganis mi,,, (acredite se quiser..)
A Felecidade é o Caminho, não a finalidade...!!!!!!
Ta.. não éele.... mas eh aquele Dalai lama...!!!
Luta, na lama....!??!EEEeeee
Qause..
Mas enfim....
Vc sabe meu caro...!!!
O amor é mais compelxo que deixar aqui em poucas palavras,.... pessoas jah fizeram isso emhlor qu eu... mass tenho o que falar, um dia.. um dia coloco aqui....
Mas em contento tb com suas palavras...!!
Gatinhoe meu amigo..
Te amo e se cuida rapaz.. Feliz, no mínimo, ano novo...!!!!!
Té mais...!!!!

Anonymous said...

Nossa ... nunca tinha pensado na timidez por esse lado. E quer saber ... vc tá coberto de razão!!!
Realmente quando a mão não sua, as pernas não tremem, o estômago não gela... é por que realmente não há muita importância !!!
E falando seriamente, não existem melhores reações que estas .... a de estar completamente 'sem palavras'!!!
Beijos...
Feliz 2007 pra ti !!!

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net