Sunday, November 26, 2006

Arquitetura Social


Poluição Visual nas Cidades

Por Cristina Bondezan

Em várias cidades brasileiras, principalmente São Paulo, percebemos que a qualidade de vida perdeu a guerra para a poluição visual. Há propagandas espalhadas em toda parte – outdoors, back ligths, front ligths, totens imensos, propagandas junto às placas denominativas das vias, elementos infláveis nos imóveis, dispositivos metálicos nas esquinas que fingem “proteção” aos pedestres, enfim, toda sorte de bloqueios `a visibilidade e ao livre caminhar.

Esses elementos são colocados em logradouros públicos ou privados, mediante sistemático apelo financeiro para a competente autorização do poder público o qual, geralmente sem uma lei que regulamente a colocação desses equipamentos, vai autorizando, permitindo, fechando os olhos já pouco abertos, feito uma biruta em dia de tempestade, em total prejuízo da população, principalmente daquela que vive na cidade, que trabalha, que anda, que passeia com suas crianças, que utiliza o transporte de massas ou veículos. Se falarmos na parte ilegal, então, os dados são alarmantes:

Só na cidade de São Paulo existem cerca de 15 mil outdoors clandestinos, ou seja, sem recolhimento de taxas, sem autorização, sem análise técnica de adequação ou não para aquele local – marca sem precedentes – assim como a omissão e a falta de fiscalização .

Reverter esse quadro crônico e devolver cidades limpas e mais seguras aos cidadãos é mais um trabalho de gigante para as prefeituras que necessitam, prioritariamente, de gestores com a famosa e desacreditada “vontade política” para cuidarem das cidades com respeito, interesse , zelo - e por que não amor ? - impondo-lhes regras e oferecendo segurança e bem- estar aos seus habitantes e não deixá-los à mercê de uma realidade estética visual no mínimo suspeita , comparada a um quarto de adolescente mal orientado. É possível legislar seriamente visando o interesse público – basta querer.

Todo cidadão tem o direito a uma cidade limpa, bonita, organizada, com uma paisagem decente e não invadida por espécies de predadores, que de tão livres passam-nos a sensação que o lugar urbano é propriedade exclusivamente deles, são movidos pelo lucro ansioso e imediatista, pressionam a população com estímulos meramente de consumo, dos quais ela não consegue fugir ... Não dá para desligar ou mudar de canal.

As referências visuais das cidades, a arquitetura, os marcos históricos importantes, a natureza, ficam escondidos sob as propagandas, transformam-se em suportes para elas e o pior: Não agregam informações para o cidadão comum. É um mundo agressivamente ilusório, sobretudo para os menos favorecidos. É preciso reforçar o potencial e a identidade das cidades, o sentido de lugar, de espaço pertencente a toda uma comunidade - essenciais à integridade psíquica do habitante.

Cristina Bondezan é arquiteta e urbanista. Nasceu e cresceu em São Paulo entre os italianos dos bairros do Cambucí e da Mooca. Exerceu cargos públicos na área de Planejamento Urbano, é docente do curso de "Design de Interiores "nas disciplinas : Projetos, Revestimentos , Gestão e Empreendedorismo. Seu escritório profissional situa-se na cidade de Marília, interior de SP . Um sonho : Ver o Brasil livre do parasitismo político . Um prazer : viver em amplitude e com olhos atentos...

No comments:

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net