Thursday, March 01, 2007

Editorial Quinzena 12 – 01 a 15 de Março


Como Nossos Pais – Foto de Hilo Paulo Frenkiel, meu pai, meu deus, aos 17 anos de idade em Cornélio Procópio, Paraná




Gentes minhas, cara gente, tanta gente! O Reação, por incrível possa parecer, está crescendo de verdade verdadeira. Na última quinzena conseguimos, por primeira vez, trazer cartunistas a vocês conforme o prometido desde a primeira edição da revista blogal (perceberam o trocadilho?).Além de um novo administrador publicitário, Vinícius Magalhães, que tem sido uma imensa ajuda ao ponto de eu me questionar como pude sem ele até agora, também contamos com Adriana Rezende, copydeskeando (consertando o que eu não tenho competência ortográfica/gramatical de consertar). Agora, temos a Liliane Corrêa, que em breve estreiará sua coluna de entrevistas com personalidades bacanas! Meu maninho, Yaniv Frenkiel, também entra em nosso time e mostrará seus quadrinhos, de idéia conjunta, a cada quinzena que nosso tempo permitir.

No editorial passado, desabafei meus sentimentos a respeito do assassinato de um menino que, como muitos outros meninos e meninas, encontrou sua morte à véspera, de modo brutal e desumano. Disse o que sentia, porque sei que a população, quando sente como massa, acaba projetando seus sentimentos massivamente. Quando nos frustramos com aspectos de nossas vidas pessoais, raramente podemos descontar em quem merece. Eu, por exemplo, não posso mandar meu chefinho querido tomar banho na soda quente, pois sei que se fizer isso, quem banhar-se-á na cáustica serei eu. Assim, chego em casa, e desconto no maninho, na maninha, ou antes mesmo de chegar em casa já encaro o três por quatro no trânsito, e sáio correndo acelerado. Projetar sentimentos negativos nas pessoas que não os merecem, também faz parte de nosso ciclo ‘natural’ de engolir sapos cotidianos.

No entanto, há uma onda de racismo que se abriu, acolhendo consigo a homofobia ainda freqüente, logo um ar que ostenta o ódio pelos mais fracos, ao invés (uma lógica substituição) do arrependimento por contribuir diretamente ao que se vê por aí. Isso sim é temeroso, e me preocupa profundamente.

Rui Martins me enviou um e-mail com uma resposta sua a outro leitor aflito, dizendo que uma das mais importantes soluções ao problema é o aumento de empregos. Concordo... Li em outros veículos que o problema é o superávit primário, o déficit no orçamento, os juros, a inflação, as multi-nacionais, a privatização, e muitos outros nomes dos quais pouco ou nada entendo. Entendo que, no fim da semana passada, assisti ao filme “John Lennon versus E.U.A” e voltei à conclusão que já tive no passado, desculpando minha ignorância em outros setores: Tudo o que importa é lograr a paz. Não só a paz no contexto de guerras civis ou nacionais, urbanas ou externas, mas a paz na sociedade, na qual cada indivíduo conta, sabe que conta, e sente-se portanto motivado a contar. O resto, com todo o respeito, parece ser resto.

Disse-me um rapaz de Barbados, duas vezes o meu tamanho, com quem sempre discuto e me exalto por termos ambos o mesmo comprimento de pavio, que todos os problemas da humanidade advém de baixa auto-estima. De minha parte, não acredito que seja apenas a baixa auto-estima, mas concordo que todos os nossos problemas derivem da mente humana, e não de quesitos externos e conceitos inventados. A antropologia, sociologia, ecologia e outras ‘ias’, não conseguiram, ainda, explicar a essência do indivíduo. A psicologia se acerca, e a filosofia cria possibilidades, mas estas até hoje apenas nos remetem a procurar novos conceitos, novas invenções, para ilustrar o que circula dentro de nós. O importante é que sabemos que somos melhores do que o que estamos acostumados a ver por aí. Somos melhores do que o caos que se amontoa inconstante, do que a escuridão que impomos aos nossos filhos e aos nossos netos quando contribuímos intrepidamente à poluição ambiental.

Com meu camarada concordei que a essência do ser é seu maior problema, seu maior obstáculo. É ignorando esta essência, esse mecanismo, que criamos nossas projeções e descontamos nossas raivas nas pessoas erradas. Através desta essência, procuramos satisfazer nossos desejos primitivos, e conseguimos dormir às noites mesmo pisoteando – ou ignorando, o que não difere muito – outras pessoas ao longo de nossos caminhos. Nossa tendência, em um mundo de absurdos comuns, e uma maioria imbecíl, é complicar o que há de mais simples, e simplificar o que é complicado. Logo, nos atrapalhamos nas ciências incontáveis, e acabamos criando, para variar, uma realidade hipócrita, que teme sua própria existência, e mente-se só. Desmente-se só... Morre antes mesmo de nascer...

É viável o contrário do contrário, quando a mensagem é positiva e plena ao invés de assustadora e complexa, como é a mensagem do filme de Lennon assistido no fim da semana passada. Todavia, alguém andou convencendo nossos jovens que crescer é se esquecer das utopias e ‘cair na real.’ Esse alguém andou conversando com Lula, que já desistiu da 'esquerda' por passar dos cinqüenta anos de idade, como se isso fosse motivo para se desistir de uma ideologia, seja ela qual for. Pobre da pessoa que conseguiu se convencer de que são falsas as utopias, e verdadeira a estupidez imunda que a humanidade hoje em dia ousa chamar de realidade. Se amadurecer significa entender os próprios limites, que ao menos entendam, a maioria de nossos maduros disfuncionais, quais são os seus. Que não se escondam do dever de seu livre arbítrio, e assim exemplifiquem mais jornadas moribundas e desesperadas.

Pobres das pessoas que pensam que a inocência reside em se desejar e pregar, simplesmente, a paz e a vida como símbolos máximos, igualmente a todas as pessoas de todas as raças e todos os credos e todos os sexos e orientações sexuais. Igualmente, até, a todos os animais de todas as espécies. Paz... Amor... Palavras cheias e tão vazias, ignoradas por uma civilização que ainda procura na morte a solução absoluta para os dilemas da vida. E tenho dito...

Aos abrax, espero que curtam as novas colunas, e se curtirem damos continuidade,

Roy Frenkiel
O Editor que nada edita
admin@reacaocultural.com

3 comments:

Anonymous said...

Adorei o editorial, mas principalmente esta frase: "Nossa tendência, em um mundo de absurdos comuns, e uma maioria imbecíl, é complicar o que há de mais simples, e simplificar o que é complicado"
Parabéns pelo texto!
Abraços

Anonymous said...

O mais triste e doloroso é ver uma juventude que não cultiva a utopia, que não tem sonhos de justiça social, que não luta para mudar o mundo. O que aconteceu? O que é que fez a minha geração (Eu fora. Minha Mari Timm conseguiu o impossível: aliar a futilidade das patricinhas baladeiras com a combatividade das militantes engajadas na boa luta).
***
Roy, parabéns entusiasmados por esta edição da Reação. Está supimpa - a melhor de todas até aqui.
O COR foi uma grande e bela sacada.
***
Já entrei na grupo o Yahoo, mas ainda não tive tempo de conversar com o pessoal. Sacumé, muito trabalho - tempo de garantir a cesta básica para o resto do mês. Um abraço.

Roy Frenkiel said...

Muito agradecido, Fábio! Visitei teu espaço no Recanto e, realmente, estou interessado em sua colaboração, que tal? Entrarei em contato ;-)

Graaaaande Jens, presença! Sabe, penso muito nisso que você disse em relação à juventude atual... Há pouco, calhei de assistir um episódio do cartún South Park, em que um festival de hippies ameaça engolir a cidadezinha do interior de Colorado. Os hippies se aglomeram, não páram de chegar, e a imitação do Woodstock atrái a Stan, Kyle e Kenny, a princípio, com o slogan ‘nós somos contra as corporações que dominam o mundo! Vamos dar uma lição às corporações!’ Entusiasmados, os personagens se vestem de hippies e acabam ficando presos em frente ao palco gigantesco feito para o festival. Depois de três dias de maconha, sexo e rock n’ roll, os meninos se fastidiam e perguntam, sequestrando o microfone, que tipo de lição estão pregando às grandes corporações, tocando rock n’ roll, trepando e fumando o beck. É claro que não há resposta. Lembro que pensamos o mesmo à época do G8, mesmo sendo um baita show promovido por boas bandas, quase todos caindo na categoria de pop star levantando bandeiras falsas. Os pais de Stan, o espertinho da turma de South Park, decidiam se deviam introceder na decisão do filho de participar do festival hippie. Logo, o pai disse: Ah, mas na nossa época era diferente, nós tínhamos uma causa. Mas a cena seguinte mostra os pais de Stan trepando, fumando maconha e dançando pelados nas ruas de South Park, como faziam os hippies. Talvez, naquela época, estas mesmas atitudes fossem revolucionárias, e hoje em dia passem de apenas arruaceiras... Acredito, enfim, que você tenha uma certa razão quando fala de um grande segmento de jovens, a grande maioria, completamente desmotivada. Mas, isso é fruto de tempos muito, mas muito mais carregados de fantasias materialistas, de pais que se deram por vencidos, cedo ou tarde, com a morte dos anos sessenta, setenta, e a chegada dos oitenta, noventa e o Novo Milênio. Não... Nossos jovens ainda são os mesmos, e sua filha é exemplo disso, como outras pessoas bacanas com as quais convivo. O que ocorre é que os de cima e os ao lado precisam se comunicar mais, e não se trumbicar. Isto está acontecendo com a globalização, apesar de seus tantos pesares. A faca de dois gumes, o yin e o yang, existem sempre nessa raça humana, esquisita, pela qual nutro um desafortunado amor carnal. Forte abrax, Jens, valeux!

RF

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net