Wednesday, February 14, 2007

Sacerdotisa














País Tropical


Moro num país tropical, cheio de beleza, natureza e festa. E dentre essas festas, há o maior espetáculo da terra: “O carnaval”, festa da carne segundo os ritos cristãos, transformados em festa do brilho, das mulheres belas e nuas, da alegoria, do desfile, dos camarotes de cervejas cheios de celebridades.

O Brasil é um país em sua essência festivo, tudo se comemora, tudo se transforma em festa, em luxo e requinte, do Oiapoque ao Chuí há festas de todos os tipos e tradições, samba, forró, calypso, sertanejo – todos os ritmos são tocados e dignos de festa.

E assim, quem não gosta de toda essa ferveção, procura na época do carnaval um retiro dessa loucura que se transforma o Brasil, na TV é carnaval, nas ruas mais carnaval, é como uma febre terçã que invade os corpos levando-os a um movimento frenético chamado samba.

O ano efetivamente só se inicia depois da festa do carnaval, depois do enorme feriado, a ressaca moral é grande e a ansiedade só é justificada pela espera da Páscoa, outro feriado. E em terra de Samba, Suor e Cerveja, falar em trabalho é quase como uma heresia, como uma blasfêmia dita em altos brados, comemorar é o lema, trabalhar é secundário. E o que dizer do nosso governante que utiliza os microfones para reclamar do seu time que perdeu no último jogo, parece piada, mas somos liderados por um representante que virou sinônimo de piada, de graça e riso.

Mas é carnaval, minha fantasia já está separada, minha serpentina esperando o confete e minhas pernas sambando na concentração. Há muita alegria neste país, muita festa, muita música, uma pena é que toda essa festa não seja a representação de um país desenvolvido e próspero.

“ Lá vou eu, lá vou eu, que hoje a festa é na avenida...”

3 comments:

Meneau (o insuportável) said...

Roberto DaMatta é quem gosta de afirmar que não há porque não assumir o Carnaval como um dos nossos traços culturais distintivos. Pra "bem" ou pra "mal". Pessoalmente, duvido um pouco de que este país é "cheio de beleza", "em sua essência festivo" ou um lugar "onde a muita alegria". Mas vamos todos vestir a fantasia e cantar o jingle da Globo!

Anonymous said...

Acho que a tendência do brasileiro é para a alegria, à festa. As elites é que semeiam as mazelas sociais, através da corrupção que desvia dinheiro da saúde e da educação do povo, da ladroagem pura e simples, da exploração do trabalho...- são os coveiros do carnaval. Mas não só o sertanejo, o brasileiro é, antes de tudo, um forte. Assim, resistimos. Como sou antigo, um samba dos old e good times: "Abre a janela formosa mulher/ Venha dar adeus a quem te adora/ Apesar de te amar como sempre amei/ É hora da orgia eu voiu-me embora"
É isso aí. Alegria, alegria. São três dias de folia e brincadeira. Arriba.

Anonymous said...

Olá, meninos quero agradecer ao comentário de vcs e dizer que realmente o carnaval pra mim é isso, vestir a fantasia e esquecer um tanto as mazelas brasileiras.

beijocas

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net