Friday, January 12, 2007

Filosofando com Vinícius

O “destravamento” do país

Filósofo Vinícius


As metáforas e construções semânticas de Lula foram ricas e patéticas durante seu primeiro governo. Apesar do ridículo a que se chegou em algumas ocasiões - as quais não serão reproduzidas por respeito aos estimados leitores - uma expressão merece uma observação mais próxima.

“Destravar o país” foi utilizado largamente - e sem cerimônias - por Lula, todavia sem que se ficasse por completo às claras o sentido de tal. Destravar implicaria, na modesta interpretação deste escriba, o fim de leis rigorosas e burocratizantes, as quais geram ambientes de grande litigiosidade. Destravar seria atenuar as relações tensas e complicadas entre Executivo, Legislativo e Judiciário, os quais mais brigam que harmonizam-se entre si.

Destravar também seria um diálogo aberto e sincero com movimentos populares, haja vista a enorme pressão política que aqueles haverão de oferecer neste segundo governo.Significa ainda fazer com que o Poder Público invista mais no âmbito de competência de seus entes federativos. E que se procure onerar o menos possível os setores econômicos aptos quanto à capacidade produtiva.

Se algumas soluções podem ser visualizadas por gente simples como o autor desta crônica, veja lá o quanto a equipe econômica - um pessoal mais requintado intelectualmente - também deva saber. E aqui se faz necessária a vontade política (acompanhada de alguma coragem) para implementação das necessárias medidas.

Vinícius

No comments:

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net