Saturday, October 28, 2006

Editorial - Quarta Quinzena




Olá amigos e amigas do Reação! Continuamos uma jornada interessante entre as demais páginas da blogoesfera. Ao longo deste percurso, que chega agora ao ínicio de sua segunda quinzena em seu segundo mês (nossa, como o tempo passa rápido...), aprendi a dificuldade que tem um copilador em administrar o tempo e prover algo agradável aos olhos de leitores, como vocês. As visitas não cresceram nem diminuiram desde o primeiro mês. Neste, passamos agora dos dois mil visitantes, e poderiamos chegar aos seis mil em dois meses, mas a divulgação também começou a se complicar no processo. O envio de emails em massa me é impossível por questões técnicas, e já levo algum tempo procurando solução. Logo, envio de pouco em pouco, diariamente, mas não estamos recebendo retornos expressivos diretos à administração. Quando recebemos alguma resposta, geralmente é para pedir que retiremos seu contato de nossa lista. Puxa! Como a coisa é complicada!

Um pouco da vida pessoal do editor, nesta quinzena que talvez nos serve para abrir os poros da razão do Reação. Estudo jornalismo, trabalho em uma companhia de aviação (pasmem), escrevo para um dos jornais de maior reputação entre imigrantes brasileiros no sul da Florida, Estados Unidos, chamado Achei USA; mantenho um blogue ativo na casa de meu amigo Fernando Vasconcelos em seu sítio pioneiro de filmagens veiculadas na Internet, o BRTV Online; e para finalizar, ainda preciso cuidar de minha própria arte, que já com o tempo que me restava, se comprometia em prol de outras prioridades.

Sou um cara intenso, como entitulei meu blogue (Os Intensos), mas não sei se no melhor sentido da palavra. Quando sugeri um ‘blogue-pasquim’ em minha casa internáutica, logo vieram sugestões de amigos e conhecidos. O próprio Fernando vinha me recomendando que começasse algo próprio, quebrando a cara e aprendendo no processo, talvez o único modo de verdadeiramente aprender qualquer profissão ou empreitada. Não resisti e comecei o fusuê, e conversando com pessoas queridas, juntei alguns textos e idéias e comecei a trabalhar. Rápido demais, pela intensidade, e rápido até um pouco exageradamente demais. O sítio está em construção, mas por ótima vontade de meu irmão-amigo Felipe Plattek, que também tem suas nobres ocupações e um casamento (esperamos todos) prestes a ser marcado (né não, Platão?). Verbas? Nenhuma, não. Aos caça níqueis...

Outro problema que o Reação encontra é a ausência de artistas cartunistas e afim. A princípio, tínhamos um excelente que publicou um livro, e nestas épocas de sua publicação acabou não podendo, de fato, se comprometer conosco. Pena para nós, mas ótimo para ele, e que siga trilhando com sucesso seus caminhos, porque nossa sociedade (qualquer, aqui nos Estados Unidos, em Portugal ou no Brasil) precisa de pessoas que transmitam suas idéias com talento e originalidade. O Reação que queria ser dono do mundo, percebe com seu idealizador que o ideal é lindo na idéia, mas como já me disse o amigo Jean Scharlau, na prática, a teoria é outra. Sem cartunistas, o trabalho fica por conta dos textos que ainda não encontraram um padrão fixo, e isto tem tudo a ver com a administração minha, sem desculpa alguma além da priorização de meus eventos atuais, que cada vez se acumulam em obrigações diversas, e para cuidar de um melhor futuro não se pode ignorar o presente.

Por enquanto, tentarei postar textos duas vezes por mês, e não uma vez a cada quatro dias. Os textos que chegarem depois da publicação, dependendo da disponibilidade temporal, serão adaptados, ou simplesmente incluídos nas próximas. Quem tiver interesse verdadeiro que o Reação Cultural cresça e se tome forma própria, enviem sugestões, textos, poemas, críticas, desenhos ou cartúns, porque nós precisamos de tudo, e precisamos de tudo sempre. Este espaço foi criado muito mais para vocês do que para mim.

Portanto, aqui segue a quarta edição do Reação camaleônico que ainda pensa se verá o amanhecer... Mas pensa paca!

Abrax a todos

Do editor que não edita
Roy Frenkiel
admin@reacaocultural.com

1 comment:

Esther said...

Roy.. o Reação é um espaço bacana e democrático para a galera chegar, sentar, ler, refletir, se informar, até brigar.Ele é singular, diferente por ser pilotado por vc e tua intensidade...Deixe-o ver a luz de vários dias sim, é prematuro não deixar. Pode ser mais uma demonstração de egoísmo de alguém que gosta e torce muito por esse espaço, mas gostar é egoísmo também...Só uma observação: Lá na fonte, na raiz..ele precisava ter sido criado tanto para você quanto para nós...e não mais para nós do que para você...não estaria aí teu desestímulo??

Convite ao Nosso Yahoo Grupo! Participe e debata!

Povo do Reação Cultural, Agora com uma gestão modernizada e o uso da mais alta tecnologia, contamos com um grupo de discussão pela internet. Pelo grupo, além de receber as tradicionais edições do Reação Cultural, o internauta também poderá debater melhor algumas questões, além de conhecer novos contatos. Para se cadastrarem, basta enviar um e-mail em branco para reacao_cultural-subscribe@yahoogrupos.com.br e faça parte do nosso grupo. Atenciosamente. Reação Cultural Editores

Os Imperdiveis!
Leia o Monblaat!
Maiores detalhes, escreva ao Fritz Utzeri

flordolavradio@uol.com.br

Leia a Zine do Pirata!
Para receber por email, escreva ao Pirata

diariopz@uaivip.com.br

Visite seu blog acessando a:

www.zinedopirata.blogspot.com


Leia O Lobo (Fausto Wolff)

www.olobo.net