Comentarios da Quinzena
No Editorial
De Halem Souza (Quelemén)
É, meio inevitável falar desse assunto, não? Também sou pessimista; trabalho com educação pública há muitos anos. Não vejo seriedade alguma em muitos dos que ocupam cargos em prefeituras, governos estaduais, ministérios e presidência para realizarem as políticas públicas necessárias.
Por outro lado, cadê a contribuição da elite empresarial, que só sabe falar de reforma tributária e reforma trabalhista (pra esculhambar mais ainda os trabalhadores), e não se movimenta em nada pra diminuir o problema da desigualdade gritante e desumana do mível de renda. mexendo em suas margens de lucro?
E falando em políticas públicas, gostaria que o FUNDEB fosse tema em uma próxima edição do "Reação". Tenho algo a dizer sobre isso...Um abraço.
De Ophélia
Gênio, era isso que faltava alguém dizer, nesse luto coletivo e cotidiano. Valeu a resposta.
bjs
Ophélia
De Jens
Ácido, amargo, mas certeiro. Na veia. Certas chegas sociais nunca devem deixar de ser expostas. Lavou a alma.
De Jean Scharlau
Roy, há um quesito de sonoridade de que discordo. Acho que os assassinos não ouvem sinos, a trilha sonora é outra - os sinos remeteriam ao "não matarás". Acho que tem mais tambores e estampidos nas mentes dementes. De qualquer forma talvez haja um lado bom na evocação dos sinos - isso pode fazer lembrarem aquela regra, ao ouvirem os internos estrondos.
Resposta do Contestador Oficial do Reação
Halém, cadê mesmo essa contribuição? Hem, hem? Mas vamolá, me responde antes cadê Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Mula sem Cabeça? Só encontro o Lázaro Ramos, com direito a momentos sinistros de dejá vous. Lasca o FUNDEB pra próxima, amigo, nosso editor é frouxo mesmo. Jens, eu tenho um remédio pra esse tipo de asia. Chama-se alienação. Nem preciso te vender, você acha feito cocô de cachorro, pelas ruas da cidade, no asfalto mais perto de você! Ophélia, tá chamando o editor de gênio? Sabe a foto ridícula que ele tirou e colocou no último editorial? Tava se olhando no espelho (e não usava nada da cintura para baixo). Jean, ACUMA???
Tapinha não dói, do Jiló
_____________________________________
Na coluna de Silvio Vasconcelos
De Halem Souza (Quelemén)
Sílvio, por incrível que pareça, só agora vim conhecer seus textos. Ótimos, por sinal. Esse "Bom dia, meu velho" é ideal pra essa geração "kidults", que tem terror de envelhecer. Bacana.
De Jens
Beleza, beleza. Não conhecia o teu trabalho. Gostei. Uma agradável surpresa de uma tarde sábado de carnaval.
Resposta do Contestador Oficial do Reação
Vocês podem e devem acompanhar o trabalho de Silvio em seu blogue Contos e Encontros. ALIENADOS! Prffffffff
Prffffffff, do Jiló
_______________________________________
Na Ilustração de Espresso
De Meneau
Só uma pergunta: e agora, quem é que vai comer esse churrasco?
De Jens
PQP, legal pra c***
Jens, o bagual, grosso como ele só.
De Jean Scharlau
Opa! Vira esse espeto, Rodrigo.
Resposta do Contestador Oficial do Reação
Meneau, serão os alienígenas que ocuparão nosso lugar nesta Terra. Mais avançados do que nós, claro, como o Alien, Ralph o E.Teimoso e a Britney Spears (Ou a Kelly Key, sua sósia brasileira). Jens, vamos parar com grosserias, rapaz? Quem é essa P e quem foi Q ela P? Jean, queres que viremos para o Norte ou para o Sul, para o Este ou Oeste?
Desorientado, do Jiló
_________________________________________
Na coluna Poesia di Bernardi
De Jean Scharlau
Belo poema.
É agarrando as folhas (e até as flores) que se arrancam as raízes. E há quem o faça, para o bom e o mau sentido.
Resposta do Contestador Oficial do Reação
Nada a declarar, o Bernrdi é bom pra Bernardi, mesmo!
_________________________________________
Na coluna de Vinícius
De Meneau
Ilustre Filósofo Vinicius - e olha que eu votei no Lula em diversas oportunidades, e na última eleição, apenas no 2º turno - digo que deve haver alguma coisa de errada num governo, que elegeu-se com o compromisso moral de diminuir a desigualdade de renda, mas no qual bancos e outras instituições financeiras batem recordes de lucro!
Como o escriba, também me considero uma toupeira em análise econômica, mas acelerar o crescimento do bolso de quem? (aliás, fiquei feliz pela sua sagaz observação a respeito do bolso da iniciativa privada).
Falam do aumento de crédito disponível para a população de baixa renda no governo Lula. Pergunto: comprar DVD, celular e "otras cositas mas" em suaves prestações será sinônimo de crescimento econômico? Um abraço.
Resposta do Contestador Oficial do Reação
Meneau, tu curtes comentários cabeludos, né, fala sério! E outra, só votou no segundo turno? No Primeiro votou em Enéas, aposto! Ou será que foi o seu voto que re-elegeu o Busho nos Isteites, aquele que sobrou no estado da Florida? Só tolos respondem perguntas com perguntas...
Feit’um Tolo, do Jiló
_________________________________________
Na coluna O Povo e o Livro
De Caiê
Olá Halem.
Para mim, toda a literatura válida é aquela que nos faz acordar para uma realidade que sempre esteve diante dos nossos olhos ou dentro de nós mas que nunca notámos antes... É aquela que nos dá um estalo na cara (os brasileiros dizem um tapa, eh eh eh!) para a gente viver mais despertos, para a gente ficar mais vivos daí em diante. :) :)
Li o que me disseste sobre Descartes. Tens razão - mas eu é que nunca concordei com esse senhor. Como posso concordar com alguém que disse que um animal é igual a uma máquina? ;)
Abraço.
De Escafandrista
Concordo inteiramente com você, Halem. Certas obras não devem ser consideradas literatura, nem se deve aplicar a elas o arsenal analítico da crítica literária. O resultado é conhecido de antemão e acrescenta muito pouco ao leitor (da obra e da crítica).
Abraços.
Resposta do Contestador Oficial do Reação
Caiê, você fala engraçado paca, tá parecendo colonizadora! Descarte Descartes, em sua época queimavam bruxas que falavam como colanizadoras... Escafandrista, PUXA SACO!
Indignado com Colonizadores e Puxa-Sacos, do Jiló
Mais comentários com as colunas em seus respectivos arquivos. Deixem de ser preguiçosos e leiam o que vocês mesmos dizem sobre o Reação!
Beijos nos seus Corações Sangrentos, do Jiló
3 comments:
Estamos perdidos! Com esse Jiló pedra não ficará sobre pedra. Alguém nos ajude! Eu quero a minha mãe!
Muito bom, mas se precisarem de um Contestador substituto, me candidato,haha
Abraços
P***Q***P***! Gostei do COR (Contestador Oficial do Reação). Deu pra sentir que o cara é bagual dos bons. Minha sócia, enfermeira eventual, companheira de birita (moderada, infelizmente) e musa maior, a insuperável Marisinha (coxas grossas, seios fartos, bunbum arrebitado) adorou o Jiló. Não seria o bagual parente distante do Édelsio Tavares, um desocupado que, para ganhar uns trocados, respondia as cartas dos leitores do finado Pasquim?
***
Jiló, meu velho, se a vida sorrir e te proporcionar a experência única de conhecer Porto Alegre, não deixe de aparecer no Bar do Nereu. Jorjão, outro associado meu - também um contumaz barranqueador de éguas -, está ansioso pra te conhecer. Janete, o viado-traveco do pedaço te manda uma beijoca nas breubas. Xonou (que na linguagem malandra das ruas escuras e malcheirosas quer dizer apaixonou-se. Porra, será que tenho que explicar tudo?).
Um abração.
***
PS 1: Diz que pro Roy que o posto dele está a perigo. Acho que a coluna mais lida vai se a tua.
***
PS 2: Seja educado na resposta, senão...)
Post a Comment