LANÇAMENTO
REAÇÃO CULTURAL – PRIMEIRA EDIÇÃO
SEMANA DE ONZE DE SETEMBRO 2006
Apresentação
Esquindô, ole-lê, ola-lá! Foi dada a largada, e cá estamos camaradas. Editorial e outros dez textos de gente boa, apenas, comentaristas da sociedade, cultura e política, comentaristas, salve, salve, paz e bem, parafraseando meu amigo M. Pirata.
Tudo começou com uma inocente postagem pedindo algo que eu, à época, não sabia que havia pela Internet. Ledo engano. Quando propus a criação de um ‘pasquim’satírico e bem humorado, realmente desconhecia sítios importantes, ou jornais independentes como O Torresmo, ou blogues dos que se criam a cada novo dia, como diz Jean em sua casa, como o próprio blogue em homenagem ao Pasquim, o oficial, linkado aqui. No entanto, acredito que, quanto mais nos empenharmos em nosso objetivo, mais chances temos de um sucesso, e a palavra ‘sucesso’ aqui é relativa. Pois bem, vejamos, o que procuramos criando um pasquim virtual?
Em primeiro lugar, liberdade de expressão, e em segundo, humor inteligente, que nos abra a mente para a variedade cultural do Brasil e do mundo, e que assim nos faça pensar e conhecer a humanidade melhor, como um todo. O objetivo é que todos encontrem no Reação um espaço para escrever, comentar e espalhar aquilo que a mídia, em sua massiva dominância, ainda não transmite. Cabe a nós, portanto, cidadãos brasileiros ou do mundo, viabilizar nossa própria expressão, ora essa. Cabe a nós, como diria Biafra, nos transformarmos na mídia das massas. Para tal, precisamos de leitores. Não só leitores, mas colaboradores. Aqui ninguém precisa entrar, ler e elogiar, não. É para contribuir mesmo, com comentários, com debates, com novos textos.
TEXTOS SERÃO ACEITOS CASO CORRESPONDAM AO NOSSO PADRÃO! LEITORES, MANIFESTEM-SE!
Poesias, crônicas, artigos, críticas, imagens, cartuns e charges e o que puder ser postado aqui (neste blogue provisório) e no sítio oficial, acreditem, será postado.
As atualizações dependerão dos colaboradores e da administração. Daqui de Miami, tenho uma administradora e uma pessoa que está, basicamente, aprendendo a fazer sítios internáuticos com nosso projeto. De malas, por que de graça ninguém faz nada, e se faz, é isso mesmo. Portanto, caso alguém tenha interesse em alavancar o projeto e patrocinar a parada, esse alguém sera muito benvindo. Por enquanto, fazemos o que podemos, e contamos com milhares de contatos, dos quais dezenas já responderam e aos poucos, vão se cadastrando oficialmente, para dar continuidade ao que intencionamos.
Enviar os emails ainda é um processo dificultoso. Quem deveria receber e não recebeu, reclame no email admin@reacaocultural.com. Muitos voltaram, e a maioria voltou com a tentativa de enviar o pasquim completo, como faz Fritz Utzeri com seu Monblaat. Contudo, este mesmo está se digitalizando, e nós não poderiamos nem deveriamos fazer o trajeto inverso. Vamos mesmo apostar na Internet e em encartes com o Index e o resumo dos colunistas, para atrair a população leitora.
A primeira edição fechou com alguns textos a menos, mas a largada é assim mesmo, as coisas nem sempre saem de primeira como gostariamos. No entanto, sei de textos que já estão engatilhados, e desesperadamente preciso de um cartunista colaborador. Urgentemente…
Comentários dos leitores via email, ou comentários bons daqui, receberao resposta e destaque especiais. Tentaremos fazer com que o colunista responda, caso contrário, o fará o editor que não edita, no caso, eu.
A circulação também depende de vocês. Acumulo contatos, profissionais e amadores, mas vocês podem ajudar repassando aos seus. Além disto, cada blogue que linka e destaca o Reação, traz uma dezena (mínimo) de leitores novos diários. Para pensar e contribuir…
Assim, é dada a largada e o lançamento do sítio está ainda previsto para a próxima edição… Este blogue é provisório, mas já é um canto para se iniciar. Afinal, todos precisamos começar de algum lugar. Adorei os textos enviados, e estou adorando a disponibilidade de dezenas de pessoas que eu não conheço verdadeiramente dando uma força. Daqui de Miami, saúdo a todos, parabenizo a todos, agradeço a todos pela paciência, e que venha o futuro, porque o presente se recheia de surpresas suficientes!
Abraxao a todos,
Roy Frenkiel