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FRANQUIAS CINEMATOGRÁFICAS: APOSTA DE SUCESSO OU RISCO MAL CALCULADO? Por Roberto de Queiroz
DURANTE MUITOS ANOS, IR AO CINEMA ERA O DIVERTIMENTO MAIS BARATO DO PAÍS. O SIMPLES FATO DE SE SAIR DE CASA COM TODA A FAMÍLIA PARA CURTIR UM FILME JÁ ERA, POR SI SÓ, MOTIVO DE DIVERSÃO. SE TOMARMOS COMO REFERÊNCIA AS DÉCADAS DE 70 E 80, QUANDO GRANDE PARTE DOS ÍCONES E HERÓIS CINEMATOGRÁFICOS FORAM CRIADOS, NUNCA SE FREQUENTOU TANTO CINEMA NO PAÍS. E UMA DAS FÓRMULAS DESSE SUCESSO TINHA UM NOME: CINEMA DE FRANQUIA. FORAM MILHARES (ROBOCOP, DE VOLTA PARA O FUTURO, INDIANA JONES, STAR WARS - QUE FOI RETOMADA RECENTEMENTE PELO DIRETOR GEORGE LUCAS -, HALLOWEEN, SEXTA-FEIRA 13, AHORA DO PESADELO, ENTRE TANTAS OUTRAS), E ELAS MOLDARAM GRANDE PARTE DA PERSONALIDADE E DITARAM MUITOS DOS COSTUMES DE QUEM AS ASSISTIU. QUEM VIVEU NO RIO DE JANEIRO NESSA ÉPOCA COM CERTEZA JÁ OUVIU A EXPRESSÃO "GERAÇÃO PAISSANDU", FORMADA POR PLATEÍAS GIGANTESCASQUE SE REUNIAM EM BOTAFOGO PARA ASSISTIR BOM CINEMA -DO QUAL FRANÇOIS TRUFFAUT, JEAN-LUC GODARD E LUISBUÑUEL ERAM OS MAESTROS PRINCIPAIS - E PROMOVIAM DEBATES INESQUECÍVEIS.
PARECE NOSTÁLGICO, NÃO É MESMO? INFELIZMENTE, NESSA ÚLTIMA DÉCADA ME PARECE QUE HOLLYWOOD TÊM ESQUECIDO DE TRABALHAR CORRETAMENTE ESSA RECEITA DE SUCESSO. OS CINEMAS ANDAM CAROS, AS PLATÉIAS ESCASSAS E OS FILMES- E, NESSE CASO, UM DESTAQUE MAIOR PARA AS FRANQUIAS -NÃO PARECEM PRODUZIR MAIS O MESMO FRENESI NOS ESPECTADORES. ASSIM COMO AS EMISSORAS DE TELEVISÃO TRANSFORMARAM OS 'REALITY SHOWS' NO PRODUTO MAIS COMERCIAL DA CONTEMPORANEIDADE, O CINEMA CRIOU TAMBÉMA SUA VÁLVULA DE ESCAPE. E ELA SE CHAMA EFEITOS ESPECIAIS. SE PEGARMOS, POR EXEMPLO, AS MAIS IMPORTANTES FRANQUIAS DO CINEMA ATUAL (HARRY POTTER, AS CRÔNICAS DE NÁRNIA, SIN CITY, FORA AS PRODUÇÕES DESTINADAS A SUPER-HERÓIS - AS PREFERIDAS DOS ADOLESCENTES FANÁTICOS) PERCEBEREMOS QUE O GRANDE APELO DE TODAS ESSAS PELÍCULAS ESTÁ NO LUXUOSO TRATAMENTO DADO AO ASPECTO VISUAL. A CRISE EM MEIO AO SINDICATO DOS ROTEIRISTAS É GRAVE. POUCOS SÃO OS NOMES QUE SE DESTACAM NUMA SEARA EM QUE ATORES TRABALHAREM NA FRENTE DE UMA TELA VERDE JÁ SE TORNOU MAIS DO QUE UMA REALIDADE. TORNOU-SE UMA NECESSIDADE.
LÓGICO QUE NÃO PODEMOS EXECRAR TODAS AS PRODUÇÕES DESSE FORMATO. VEJA O CASO DA TRILOGIA O SENHOR DOS ANÉIS, TRABALHO MUITO BEM CUIDADO E DEFINIDO DO DIRETOR PETER JACKSON (QUE, LOGO A SEGUIR, REPETIU AFÓRMULA NA SUA BRILHANTE REFILMAGEM DE KING KONG). PORÉM, ESSE É UM CASO ISOLADO. QUANDO SAÍMOS DO CINEMA DO QUE NOS LEMBRAMOS PRIMEIRAMENTE: DA ATUAÇÃO DE DETERMINADO ATOR OU ATRIZ OU DOS MAJESTOSOS EFEITOS ESPECIAIS DE DETERMINADA CENA? ESSE É A QUESTÃO QUE PRECISA SER DISCUTIDA POR DIRETORES, PRODUTORES E ROTEIRISTAS. ISSO SEM CONTAR UM OUTRO PONTO, TALVEZ O MAIS IMPORTANTE: ESSAS PRODUÇÕES CONSOMEM DINHEIRO EM DEMASIA, NEM SEMPRE SE PAGAM (DEIXANDO DÉFICITS QUE CUSTAM A SER APAGADOS POR SEUS RESPECTIVOS PATROCINADORES) E ACABAM COMPROMETENDO MUITAS VEZES PRODUÇÕES AMBICIOSAS DO CINEMA QUE PODERIAM FAZER UMA BELA TRAJETÓRIA NÃO SÓ JUNTO AO PÚBLICO COMO TAMBÉM NOS FESTIVAIS, POR CONTA DE SEUS ENXUTOS ORÇAMENTOS (O CASO MAIS RECENTE É A PRODUÇÃO ÉPICA DO CINEASTA BAZLUHMANN, DIRETOR DO MUSICAL MOULIN ROUGE, QUE E LECHAMA DE "E O VENTO LEVOU AUSTRALIANO", QUE POR CINCOANOS FICOU PARALISADA JUNTO AOS GRANDES ESTÚDIOS POR CONTA DO INVESTIMENTO EXCESSIVO NESSAS FRANQUIAS,MESMO TENDO OS ATORES HUGH JACKMAN E NICOLE KIDMAN).
EXISTE UM MODELO SALVADOR DESSA SITUAÇÃO? SE EXISTE, ESSE POBRE COLUNISTA NÃO O CONHECE. MAS UMA COISA É CERTA: A POSTURA DOS GESTORES DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA PRECISA SER MUDADA. É PRECISO MAIS EXIGÊNCIA DA PARTE DE QUEM AUTORIZA OS PROJETOS. E, PRINCIPALMENTE, É PRECISO ENTENDER QUE NEM TODOS QUE VÃO AO CINEMA ESTÃO ATRÁS DE BATMAN, SUPERMAN, X-MEN,HOMEM-ARANHA OU ALGUM PERSONAGEM DA LITERATURA FANTÁSTICA CHEIO DE PODERES E MISTÉRIOS. ÀS VEZES,"SER SIMPLES ACABA SENDO O MAIS COMPLICADO".
Carioca, 29 anos, morador da cidade maravilhosa,amante das mais inusitadas expressões artísticas (emparticular da sétima arte), do qual me considero umconfidente mordaz.
1 comment:
Roberto:
Eu, como mera espectadora, não tinha me antenado para estes aspectos que tu abordaste. Muito interessante a tua análise.
Abraço e sucesso aqui no Reação!
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